Para melhorar o bem estar dos nossos internos, precisamos  de veículos e infra-estrutura melhor .

Por isso, apresentamos aqui alguns projetos para encontrarmos  recursos  e parceiros a fim de  conseguirmos atender a  essas necessidades. 

Os projetos foram desenvolvidos graças a colaboração, gratuita, de Tadeu Barbosa de Oliveira, Maria Salete Alves dos Santos e do topógrafo Luiz Lopes dos Santos do escritório PRODAT que  fez as medições e elaborou as plantas das futuras obras.                                                                   

O projeto trata de um dos nossos diagnosticados problemas.

A localização da instituição dificulta o deslocamento dos nossos internos, sobretudo os idosos, quando necessitam de tratamento médico.Não temos ainda no bairro o PSF (Programa de Saúde da  Família) e nem posto de saúde. Tanto o hospital quanto a policlínica municipal estão distantes e requerem um veículo para transporte.

Objetivo Geral

Adquirir uma ambulância, montada em veículo de médio porte, para o qual não seja necessária habilitação superior à categoria “B”, para transporte urbano e interurbano dos internos da Ação Social Santo Antônio, que necessitem de atenção à saúde.

Metas

Pretendemos disponibilizar aos nossos 70 internos (29 crianças/adolescentes e 41 idosos), um atendimento digno em suas necessidades de saúde preventiva e curativa, transportando-os com dignidade, respeito e segurança, eliminando a distância que, muitas vezes, atua como fator de exclusão e limitação para nossas ações diárias

Não contamos com nenhum espaço para a prática de esporte em nossa sede.

Necessitamos urgentemente de um campo de futebol para disponibilizarmos aos nossos internos a condição de melhorarem a própria saúde mental e corporal ,através de atividades físicas.

Objetivo Geral

Construir uma um campo de futebol na sede da Ação Social Santo Antônio

Metas

Pretendemos disponibilizar, aos nossos acolhidos e também à juventude da vizinhança que, assim como os jovens internos, não possuem um espaço confortável e seguro para a prática de esportes.

 Ajudar nas despesas de manutenção da ASSA com relação à alimentação, remédios,  material escolar e a contratação de uma monitora.

Transporte: Encurtando Distâncias, Zelando pela Vida

Esporte: Cidadãos de Valor

Projeto adoção de grupo

 PROJETOS

De mãos abertas, acolhendo seu coração

ASSANT

Ação social

santo  antônio

Projeto Parque infantil

O interesse em construir Parques Infantis no Brasil surgiu ainda nas primeiras décadas do século XX, onde uma das experiências mais conhecidas foi a construção dos Parques pelo Poeta Mario de Andrade em 1935, na cidade de São Paulo. Esta se constituiu como a primeira experiência brasileira, pública, municipal de educação (embora não-escolar) para que crianças de famílias operárias tivessem a oportunidade de brincar, de serem educadas, cuidadas, de conviver com a natureza e de movimentarem-se em grandes espaços. (FARIA, 1999)

Desde então, o conceito de infância e criança vêm sendo discutidos e ocupando um lugar no planejamento dentro das políticas públicas. Porém, mesmo reconhecendo os avanços que tivemos no Brasil após a Constituição Federal de 1988 e, principalmente, após a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990, não é difícil perceber que muito ainda precisa ser feito. Em nossa cidade não existem parques infantis ou espaços próprios para as crianças brincarem. Diante desse contexto, a AÇÃO SOCIAL SANTO ANTÔNIO quer reformar o antigo parque infantil para se tornar um lugar de brincadeira e encontros não somente para os acolhidos e sim para a comunidade inteira.

O Projeto Infantil representa uma das possibilidades de participação, inclusão social, para a criança acolhida, e através dessa a aglutinação da criança com a família, com a comunidade e com a escola.

Dar a oportunidade de brincar é garantir que a criança tenha direito de exercer seu próprio papel de criança. É possibilitar, entre escorregadores, brinquedos, rodas de conversa e gangorras, a renovação e a aproximação da realidade pela própria criança.

A  reforma do parque, projetada e planejada por um arquiteto garantirá um espaço seguro e apropriado para o desenvolvimento das atividades lúdicas. A reforma prevê a recuperação de brinquedos deteriorados e  alocação em canteiros com areia, construção de trilhas, canteiros com grama, bancos para sentar, plantio de arvores.

A obra está orçada em R$ 66.854,84.

Transporte: Encurtando distâncias para cuidar da vida.

Necessitamos adquirir um veículo de transporte.

Objetivo Geral

Adequar e potencializar o atendimento aos idosos e crianças/adolescentes assistidos pela Ação Social adquirindo um novo veículo para transportá-los em tempo hábil aos serviços de saúde, educação e convivência social ,no município de Araçuaí-MG.

Meta

Pretendemos atender os 41 idosos e 29 crianças/adolescentes internos enquanto permanecerem conosco em suas necessidades de saúde, lazer, participação social e comunitária, transportando-os com dignidade e respeito, eliminando a distância que, muitas vezes, atua como fator de exclusão e limitação para nossas ações diárias.

ÁGUA : A fonte da vida.

Resumo do Projeto

. Avaliamos que o alto custo da água não pode ser empecilho para oferecermos um cuidado e atenção integral à saúde, lazer e convivência social. A instalação de uma rede de captação da água do rio, oferecerá condições de economizar recursos financeiros, preservar a saúde dos acolhidos, criar uma horta educativa e recuperar as áreas verdes da instituição. .

 

.Objetivo Geral

Adequar e potencializar o atendimento aos idosos e crianças/adolescentes assistidos pela Ação Social, instalando uma rede de irrigação que melhore a qualidade de vida, diminua o stress, desenvolva uma consciência ecológica e torne a instituição um lugar para brincar;  para socializar-se; para ter contato com a natureza; para praticar esportes;  para cultivar; enfim, um lugar para  os idosos e as crianças viverem de uma forma mais agradável .

Objetivos específicos:

Economizar recursos financeiros. A conta da COPASA varia entre os 4 a 5 mil reais por mês, retirando uma quantia considerável  dos poucos recursos que dispomos.

Conscientização ambiental. Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação. . Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação ambiental.

Horta educativa. Implantar horta educativa como um instrumento de educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza é compreendida como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente das transformações do mundo em que vive;

Recuperação da vegetação do parque de brinquedos. As crianças irão cuidar das mudas e sucessivamente plantá-las no parque. Irão também acompanhar o crescimento das mudas. Cada árvore levará o seu nome. O objetivo é estabelecer um vínculo afetivo entre as crianças e a vegetação do Parque.

Recuperação do pomar e jardins.  Através de uma irrigação constante, levar o pomar a produzir fruta e os jardins a recuperar sua beleza.

REFORMA: Condições dignas de vida.

Resumo do Projeto

 

A iniciativa em apresentar este Projeto é estar colocando em prática a finalidade da Instituição na busca de oferecer condições dignas para as crianças e os idosos que vivem na Ação Social. Avaliamos que, após 36 anos de sua construção, a estrutura precisa de urgentes reformas, pois apresenta graves sinais de deterioração devido aos poucos recursos financeiros para efetuar uma manutenção periódica. A reforma oferecerá condições de dar mais conforto, aconchego e melhorar a higiene preservando a saúde dos acolhidos. Isto também nos levará a ganhar em muitos outros aspectos como: recuperação de espaços  para  aumentar vagas para acolhidas, economia de dinheiro e, sobretudo, na qualidade de vida dos assistidos pela Ação Social Santo Antônio.

 

Objetivo Geral

Adequar e potencializar o atendimento aos idosos e crianças/adolescentes assistidos pela Ação Social, reformando as áreas físicas da nossa instituição para que melhore a qualidade de vida, aumente a segurança; enfim, para ter lugar onde  os idosos e as crianças possam viver de uma forma mais agradável o dia-a-dia.

.

Meta

Pretendemos proporcionar aos 41 idosos e 29 crianças/adolescentes internos, enquanto permanecerem conosco, melhorias em relação à saúde, estadia e lazer.

Caixa de texto: REALIZADO
Com a colaboração da 
KINDERMISSIONSWERK

PISCINA : HIDROTERAPIA E LAZER .

Necessitamos construir uma piscina para uso terapêutico e de lazer..

Objetivo Geral

Adequar e potencializar o atendimento aos idosos e crianças/adolescentes assistidos pela Ação Social construindo uma piscina para  lazer e hidroterapia.

Meta

Pretendemos atender os 41 idosos e 29 crianças/adolescentes internos enquanto permanecerem conosco em suas necessidades de saúde e  lazer.

Caixa de texto: FINALIZADO
Financiado pela WILDEN GANZEN e 2COLLEGE 
Caixa de texto: REALIZADO
Financiado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
Caixa de texto: REALIZADO
com a colaboração da World Vision e Fondazione Aiutare Bambini
Caixa de texto: EM ANDAMENTO
com a colaboração da Fondazione Aiutare Bambini
Caixa de texto: EM ANDAMENTO
Com a colaboração  dos funcionários da Copasa e CEMIG, e deputado André Quintão
Caixa de texto: EM ANDAMENTO
Financiado pela fundação irmã Pacifique
Caixa de texto: EM ANDAMENTO
financiado pela Congregação das irmãs Fransciscanas penitentes Recoletinas de Oirschot